Por que você deve apostar em alimentos sazonais em seu restaurante?

Poderíamos resumir a resposta à essa pergunta: porque além de oferecer produtos mais frescos e saborosos aos clientes, escolher ingredientes da estação traz economia para o restaurante. Mas acreditamos que este é um tema que valha umas linhas a mais.

Alimentos sazonais são aqueles que possuem época certa para colheita. Vamos usar o morango como exemplo no decorrer deste texto? Ele é um alimento que está em alta entre os meses de julho a outubro.

Há produtoras que conseguem fazer com que sua plantação dê o fruto o ano inteiro? Sim! Mas você sabe o custo disso, tanto para o produtor, como para o consumidor?

Algumas frutas e legumes sazonais podem até ser cultivados o ano todo, mas eles não têm a mesma performance. Ou seja, não crescem, nem são tão saborosos como quando são colhidos em sua safra. Isso porque, o clima influencia diretamente na produção dos alimentos. Além disso, para afastar pragas e dar aquela ajuda ao crescimento, podem ser adicionados mais agrotóxicos ao produto, tornando-o menos saudável para o organismo.

Assim, além de você não conseguir apresentar a mesma qualidade do produto no seu prato o ano inteiro, seu custo será maior e nem sempre é possível repassá-lo ao cliente, não é mesmo? O resultado será um prato com menos sabor, mais agrotóxicos e menor lucro!

Por isso, nossa dica é: tenha flexibilidade em seu cardápio! Monte seu menu com pratos que sejam possíveis serem entregues com a mesma qualidade o ano inteiro e pense em outras opções sazonais, para que haja frescor e saúde no prato que chega à mesa do cliente.

Agora, se você faz questão de manter um prato ou sobremesa o ano inteiro no menu, a estratégia mais acertada é optar por comprar, higienizar e armazenar o alimento no freezer, se for possível sem alterar textura e sabor. Lembrando que é preciso etiquetar corretamente as embalagens com data e prazo para consumo!


Dica de Marketing: 

Você pode, inclusive, utilizar essas preparações sazonais para fazer um marketing positivo, convidando as pessoas a aproveitarem aquela preparação por um determinado tempo. É o que chamamos de escassez no marketing – o cliente se organiza para ir à sua casa consumir aquele prato ou fazer um pedido em seu delivery, porque sabe que não poderá comê-lo o ano inteiro.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco através do WhatsApp ou das nossas redes sociais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s