10 dicas para tornar sua cozinha mais sustentável

No último post, falamos sobre a importância da sustentabilidade para o meio ambiente e para o negócio. Hoje vamos falar sobre 10 passos simples e eficientes para tornar sua operação gastronômica melhor para o meio ambiente, para a sociedade e para as suas finanças.

Confira as dicas a seguir:

1 – Invista em uma ferramenta de ficha técnica para saber exatamente as quantidades necessárias para cada preparo.
– Existem opções gratuitas e de baixo custo no mercado, como o KustoGrama, criado por especialistas da VA Gestão de Negócios. Disponível para Android, com versão gratuita e pacotes acessíveis.

2 – Prefira alimentos sazonais, pois além de mais frescos, com mais sabor e qualidade, também possuem melhor custo.

3 – Padronize o tamanho dos seus pratos por peso, por porção. Assim, os cozinheiros saberão exatamente a quantidade que devem preparar.

4 – Em caso de serviço de buffet, invista em vários tamanhos de tigelas e réchauds, disponibilizando maior quantidade de alimentos no início do buffet, diminuindo nas reposições para que não haja quase ou nenhuma sobra suja (as sobras expostas ao cliente, que devem ser descartadas).

5 – Se possível, disponibilize petiscos e sobremesas unitários, em tamanhos pequenos, que fiquem disponíveis aos clientes aos poucos. Se necessário, é melhor fazer mais reposições, do que jogar comida fora.

6 – Verifique constantemente o acondicionamento dos alimentos e a disposição deles na geladeira, para que não haja contaminações e desperdícios.

7 – Etiquete os alimentos perecíveis e deixe-os organizados, de forma que seja possível visualizar o que precisa ser utilizado primeiro.

8 – Crie receitas que aproveitem o alimento em sua integralidade, evitando sobras. Aproveite cascas de vegetais e aparas de carnes para fazer caldos para serem utilizados em outros preparos.

9 – Opte por embalagens biodegradáveis e/ou recicláveis, descartando o uso do isopor, que não é reciclado no Brasil, e contribuindo de forma efetiva com a conservação e preservação do meio ambiente.

10 – Faça treinamentos com sua equipe para que todos entendam sua responsabilidade nesta jornada, desde o manejo do alimento até na economia de água e energia elétrica.

Você possui alguma outra prática em seu negócio, além das que citamos acima? Compartilhe conosco e ajude a tornar outros estabelecimentos mais sustentáveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s