Sete truques para produzir boas fotos gastronômicas para as mídias sociais

Reprodução; Brodo Ristoranti – Fotógrafa Amanda Sabadell

A fotografia é importante para divulgação de produtos e serviços, independente da área em que a pessoa decida empreender. No entanto, quando se trata de alimentos e bebidas ela se torna imprescindível. Isso porque, fotos atraentes costumam despertar o desejo dos clientes. É o famoso ‘comer com os olhos’.

“É preciso ter cuidado com as fotos, pois elas serão o seu chamariz. Seja nos marketplaces, nas mídias sociais ou até no menu, as fotos precisam despertar o desejo do consumidor. Ele precisa olhar e pensar: eu preciso comer isso agora!”, enfatiza Amanda Sabadell, especialista em Marketing e food styling da VA Gestão de Negócios.

E para quem está no início da jornada empreendedora e não consegue contratar um profissional de food styling para fazer as fotos dos pratos ou produtos, a especialista afirma que é possível, utilizando um smartphone, ter um bom desempenho na confecção das fotos e lista algumas dicas infalíveis.


Planejamento

Antes de sair fotografando, busque referências na internet, pense nas imagens que você quer obter, quais produtos ou pratos você irá fotografar naquele dia, como eles podem ser apresentados, quais louças, objetos e acessórios você necessitará para que você providencie antecipadamente.

Cenários diferentes
Hora de pensar nos cenários. Uma boa opção é adquirir pela internet alguns fundos fotográficos para ambientar os produtos. Mas lembre-se de que eles precisam ser neutros para não chamarem mais atenção que o objeto fotografado, além de condizerem com o tema da foto.   

Luz Natural
Monte seu cenário próximo a uma janela, na varanda ou quintal, para aproveitar a luz do dia, criando profundidade para a cena e iluminando o produto. Neste caso, posicione-se sempre na lateral do produto. Caso seja necessário rebater o excesso de luz, utilize o auxílio de um espelho pequeno ou uma placa de isopor.

Dê destaque ao produto
Escolha elementos para compor a cena, como guardanapos de pano, tábuas de madeira ou porcelanas. No entanto, lembre-se de que o seu produto é o destaque.

Ângulo
Na gastronomia, normalmente, usam-se três ângulos: top view (de cima), 45º ou 90º (frente). Explore e fotografe todos os produtos ou pratos de todos os ângulos.

Acessórios importantes

Para evitar que a foto fique tremida ou para manter exatamente o ângulo em sequências de fotos, utilize o auxílio de um tripé.

Cuidados básicos
Hora de começar. Mas antes, uma dica básica, mas muito importante: se você irá utilizar a câmera do seu celular, certifique-se de que elas estejam limpas para garantir que as fotos não fiquem borradas ou desfocadas. Verifique também se há espaço suficiente na memória do seu telefone. 

Por fim, para posicionar os elementos e não deixar marcas de dedos, utilize luvas e, se necessário, o auxílio de uma pinça de cozinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s