Seis dicas para quem pretende empreender por delivery

Empreender por delivery

O delivery vem ganhando mercado há alguns anos e a pandemia impulsionou seu crescimento. Foram gastos mais de R$ 40 bilhões nesta modalidade em 2021, representando 24% a mais que no ano anterior, de acordo com estudo feito pela GS&NPD em parceria com o Instituto Food Service Brasil.

A modalidade é uma ótima oportunidade para quem já possui uma loja física ampliar seu canal de vendas. É também uma possibilidade para o empreendedor que ainda não tem capital para abrir uma porta, iniciar seus negócios.

Engana-se, porém, quem pensa que o delivery possui uma operação simples. É preciso, da mesma forma que no presencial, ter um fluxo de trabalho bem afinado.

Confira, abaixo, alguns passos importantíssimos para o sucesso de um delivery:

1 – Escolha a plataforma

O primeiro passo é definir se investirá em um aplicativo próprio ou de terceiros. Se o seu estabelecimento não é muito conhecido, ter um aplicativo próprio pode não ser tão vantajoso, visto que será preciso divulgá-lo amplamente. Além disso, pode ser muito dispendioso.

Quem optar por utilizar um aplicativo já existente, deve escolher em qual ou quais plataformas cadastrar o negócio de acordo com o perfil de usuário de cada uma. Outro ponto crucial para analisar são as taxas que serão pagas para o aplicativo, pois esses valores deverão ser repassados ao cliente, o que pode tornar o seu produto muito caro dentro do seu target. Embora as empresas costumem praticar valores parecidos, dependendo da região onde o negócio está inserido, pode haver diferença, tornando uma mais vantajosa do que outra.

2 – Região
Mapear a região onde o negócio será inserido é outra tarefa importante. Estude a concorrência no seu raio de entrega e entenda o que ela faz e como faz. Dessa forma, você pode criar estratégias para se diferenciar e atrair o público do entorno para o seu negócio.

3 – Cardápio adequado
Não são todos os itens de um restaurante que viajam bem. Risoto e temaki são exemplos de pratos que perdem a qualidade inevitavelmente durante o trajeto. Será que vale a pena ter itens como estes no menu do delivery? Se você não consegue garantir que o seu cliente terá a mesma experiência que teria se estivesse comendo in loco, melhor não oferecer.

4 – Embalagem adequada
Quem disser que nunca comeu batata frita murcha de delivery está mentindo. A maioria dos estabelecimentos pecam na escolha da embalagem para as batatinhas. Ao pensar no menu, pense em quais embalagens seriam adequadas para cada preparação. No delivery, a embalagem é tão importante quanto a preparação do alimento, afinal, o cliente não quer ter que raspar a cobertura do bolo que ficou grudada na embalagem.

5 – Comunicação eficaz
Muito cliente deixa de comprar por falta de clareza nas informações. “Ao cadastrar o item, inclua descrições completas e objetivas. Invista também em boas fotos, para atrair o consumidor pelos olhos. Mas lembre-se de que a foto deve ser verdadeira. Ou seja, o produto que o cliente receberá deve ser como o da foto.

6 – Divulgação
As embalagens do produto podem ser usadas para fidelizar o cliente e levá-lo para além da plataforma de delivery. Os clientes que encontraram o estabelecimento pela plataforma podem passar a realizar pedidos diretos se houver alguma vantagem, como preços mais econômicos, descontos na entrega, combos especiais ou brindes”, indica a especialista. Para isso, é necessário que o estabelecimento tenha uma boa logística interna de atendimento e entrega.

Outra ferramenta de marketing interessante é o QR Code, que pode ser usado para levar o consumidor para o site próprio ou oferecer uma experiência de consumo diferenciada.

Que tal criar uma playlist exclusiva para o cliente ouvir enquanto consome seus pratos ou quitutes?

Precisa de ajuda para planejar seu negócio? Entre em contato conosco para marcar um café.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s