Fim de Ano: Seis dicas para restaurantes e bares aproveitarem as festas para incrementar o faturamento

O Brasil ainda está em ritmo de Copa do Mundo, mas para os empreendedores de restaurantes e bares já é hora de se preparar para as festas de final de ano. O Natal e o Ano Novo são oportunidades para aumentar o caixa e fechar o ano mais tranquilamente ou mesmo ajudar com as despesas extras, como décimo terceiro salário dos colaboradores e impostos do início do ano. O setor de A&B oferece um leque de oportunidades quando o tema é Natal, independente do tipo de estabelecimento ou produto trabalhado.

Organização é a chave para o sucesso nessa empreitada. Quem ainda não se programou para as festas de final de ano terá que correr, pois há pouco tempo para pensar, testar, divulgar e executar.

Listamos 5 dicas para te ajudar a aproveitar essas datas especiais.

Inove ou renove

O ideal é sempre criar algo especial para a data, mas se não for viável financeiramente ou não houver tempo hábil, uma boa saída é fazer uma releitura de algum produto ou prato que já esteja no menu, com um toque especial para a data, substituindo ingredientes por outros típicos dessa época do ano. Lembre-se de que o Natal tem seus sabores e o Ano Novo possui diferentes tradições de comidas que trazem boa sorte.

Menu restrito e eficaz

Não é momento de oferecer muitas opções aos clientes. Crie um menu que tenha pelo menos duas opções de proteína animal, além das guarnições e saladas. Pense também em um prato vegetariano ou vegano, que seja tão saboroso quanto o restante da ceia.

Ingredientes sazonais

Frutas e legumes da época são mais frescos, mais baratos e têm maior oferta, favorecendo reposições e melhorando custo de aquisição, caso necessário.

Cuide da apresentação

Pense em formas atraentes para apresentar o seu prato. Se o seu produto for viajar via delivery, claro que não poderá ser empratado, mas que tal enviar um ‘manual’ ensinando o seu cliente a finalizá-lo da forma como você faria em seu restaurante?

Caso o prato precise de temperatura correta, de um queijo para a finalização, um manjericão, coloque isso também no manual e para ficar mais “simpático e carinhoso” ainda, envie o parmesão ralado e algumas folhas de manjericão junto ao pedido.

Trabalhe com reserva

Vai abrir na Véspera ou no almoço de Natal? Trabalhe com reserva e pagamento antecipado. Assim você poderá programar as compras dos insumos e conseguirá atender a todos sem prejuízo.

É Festa!

Uma boa pedida para o Ano Novo é fazer uma festa, com venda de ingresso. Os petiscos podem estar inclusos no valor pago pelo cliente, assim como a atração musical e você poderá cobrar as bebidas separadamente, deixando o evento mais acessível e atraente também para quem não consome bebida alcoólica.

É importante também revisar a estrutura, se preparando para mudanças climáticas, como chuva, calor ou mesmo um frio fora de época. Amanda Sabadell está disponível para entrevistas sobre o tema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s