Treinar equipe é investimento para o estabelecimento e o setor

Male and female baristas assist a customer at the counter in the coffee shop. They are smiling while talking with the customer.

Sempre foi um grande desafio encontrar funcionários qualificados para trabalhar em estabelecimentos de alimentos e bebidas, especialmente para o salão. A mão-de-obra tem sido um desafio ainda maior após a pandemia. Em 2022, 72% dos restaurantes que estavam contratando, enfrentaram dificuldade para encontrar pessoas qualificadas para ocupar as diferentes funções em seus estabelecimentos, de acordo com pesquisa feita pela ANR (Associação Nacional de Restaurantes), em parceria com IFB (Instituto Foodservice Brasil) e a Galunion.

Cabe aos estabelecimentos promoverem treinamentos para qualificar seus funcionários. Esta é uma orientação que damos para nossos clientes e, algumas vezes, encontramos resistência da parte dos gestores, pois muitos destes funcionários, quando se qualificam e ganham experiência, migram para outros estabelecimentos em busca de ofertas minimamente melhores.

Ela explica que, apesar desses relatos serem verdadeiros, os gestores de A&B não podem pensar dessa forma, pois, além de garantirem um atendimento qualificado, que impacta diretamente no retorno do cliente à casa, o treinamento colabora ainda para que o setor seja cada vez melhor e mais competitivo.

Precisamos nos posicionar não só como empregadores, mas como promotores de educação, de qualificação, ajudando a melhorar a vida social dessas pessoas. Além disso, quanto mais pessoas qualificadas tivermos no mercado, mais os candidatos buscarão conhecimento por conta própria para pleitear boas vagas.

Outro ponto que a profissional destaca para seus clientes é que locais que fornecem treinamento, programas de qualificação, educação e plano de carreira são os mais desejados por pessoas comprometidas e talentosas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s